Qual a importância do rastreio para o e-commerce?

frete bling, gateway de frete, cotações de frete, cotar frete, transportadoras para e-commerce, contratar transportadora, api de frete, api de frete e-commerce, automação logística, calcular frete fbits, cálculo de frete, cálculo de frete offline para correios, contratar transportadoras, frete e commerce, frete e-commerce, frete ecommerce, integrações de frete, integração de frete, automação logística

O público do comércio online, está sempre em busca de uma boa experiência de compra em uma loja virtual com boa navegabilidade e rápido carregamento, com bons produtos e várias opções de preço e prazo de frete. Após a conversão, todo os procedimentos seguintes determinarão se seu cliente será fidelizado ou se sua relação acabará na primeira compra. Por isso, é importante que o prazo de despacho seja cumprido e toda relação pós-venda seja bem fornecida.

Mesmo com toda a evolução e crescimento do e-commerce, ainda há muita insegurança por parte do consumidor.

Após uma venda online ser fechada, é gerada uma expectativa muito grande, o receio do produto vir corretamente, chegar no prazo, em perfeitas condições, ser roubado, extraviado, etc, etc, etc.

É necessário desenvolver processos e estratégias para atender essas demandas, que podem influenciar diretamente na taxa de rejeição do seu e-commerce. A automação de processos permite que o e-commerce alcance essa demanda e otimize sua operação.

Veja abaixo como utilizar a automação para atender as necessidades do seu cliente.

Conecte-se com empresas de transporte

Fornecer várias opções de frete é imprescindível. É preciso desenvolver integração e contrato com cada uma delas, o que pode ser custoso e burocrático.

Cada empresa de transporte atua com sistemas distintos, o que torna a comunicação com cada uma delas muito pulverizada e manual.

A automação logística pode otimizar essas duas necessidades, contratando e conectando diversas empresas de transporte com o e-commerce. Assim o varejista não precisa desenvolver integração com elas e ainda conta com a tecnologia que unifica os rastreios, independente da empresa de transporte, dando uma visão macro sobre seus fretes, possibilitando a detecção e resolução de problemas.

Melhore a comunicação com o cliente.

Como dito anteriormente, cria-se uma expectativa após concluir uma venda online e atender essa expectativa é o pulo do gato para fidelizar seu cliente.

Mantenha contato com seu consumidor, tenha uma boa relação pós-venda e utilize-se do rastreio para fazê-lo. Faça com que ele seja informado a cada atualização do rastreio do produto que ele adquiriu.

A automação permite que esse processo seja feito de forma automática, assim, todos os clientes receberão por e-mail ou SMS, cada ocorrência de sua compra, sem que o operador do e-commerce envie a cada um manualmente, economizando tempo e reduzindo a possibilidade de erros humanos.

Analise seus resultados

Através da automação logística, com várias empresas de transporte, seu e-commerce consegue mais abrangência e opções de frete. Com um sistema de rastreio otimizado, você consegue extrair métricas e KPIs e analisar sua operação. Saber quais empresas estão tendo melhor desempenho, quais localidades têm tido mais roubos, dentre outras informações. Através de uma visão macro de seu negócio, é possível realizar análises e ter embasamento para tomar as melhores decisões para otimização de seu e-commerce.

Em outro post, falamos mais dos benefícios da automação logística. Leia aqui.

Baseado nessas necessidades, a Frete Rápido desenvolveu toda tecnologia para auxiliar o varejista virtual. As funcionalidades começam no gateway de frete, onde é fornecido várias opções de entrega, sem que o e-commerce tenha contrato com elas, além das regras de frete e filtros de resultados, onde o lojista configura condições ou critérios de exibição dos resultados de pesquisa. Perpassa  pela contratação do frete, emissão de etiqueta de envio e no rastreio, que é enviado automaticamente no e-mail ou por SMS para o cliente do e-commerce. Concluindo-se na análise de resultados, através de métricas e KPIs sobre a operação, visando subsidiar as tomadas de decisão do gestor de e-commerce.

O artigo foi útil? Precisa de otimizações na logística ou no rastreio? Fale conosco.

frete bling, gateway de frete, cotações de frete, cotar frete, transportadoras para e-commerce, contratar transportadora, api de frete, api de frete e-commerce, automação logística, calcular frete fbits, cálculo de frete, cálculo de frete offline para correios, contratar transportadoras, frete e commerce, frete e-commerce, frete ecommerce, integrações de frete, integração de frete, automação logística

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *